Nossos Serviços

RPG

Reeducação Postural Global ou RPG, consiste em um método de tratamento da fisioterapia utilizando exercícios e posturas para combater alterações da coluna, ajustando o corpo, permitindo assim a reorganização e o reequilíbrio dos músculos responsáveis pela alteração postural, como: escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, nos joelhos, quadril, e até mesmo alterações como o pé chato, por exemplo.

Nesse tratamento o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que ela precisa realizar, para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

Pode ser indicado para indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir e tratar as eventuais consequências da má postura, muito frequente atualmente em jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Diversas patologias podem ser tratadas, como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulatórios e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), problemas de períneo (como a incontinência urinária). A RPG também pode ser aplicada em mulheres grávidas. Muitos médicos obstetras já indicam, com a devida atenção individual e adaptação à realidade de cada gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.

O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana, com cerca de 1 hora de duração, de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta. Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.

Os benefícios da reeducação postural global podem ser percebidos desde as primeiras sessões, onde a pessoa se torna mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter a boa postura durante seu dia-a-dia. Outros benefícios são:

  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Tratar problemas de coluna, como hérnia de disco;
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações, como na dor crônica do quadril;
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir um melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração, por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais projetado para frente.

Aproveite os benefícios da fisioterapia

Agende seu atendimento

Aula experimental de Pilates gratuita.